top of page

Permissão alimentar: o que de fato significa?


Fonte: Google.


Um dos conceitos fundamentais do comer com atenção plena (mindful eating) e do comer intuitivo (intuitive eating) é a permissão incondicional ao comer. Isso significa ter total liberdade de comer o que quiser, quando quiser, sem culpa.


Ao começar a abordar esse tema com os pacientes, a grande maioria acredita que eu devo ter perdido a noção. “Como assim, Carol? Se eu comer o que quiser, aí sim só comerei o que não devo!”


Num primeiro momento, permissão alimentar assusta e paralisa, pois vivemos na época do terrorismo nutricional, dos modismos alimentares, da moralização da comida, do bom senso distorcido. As pessoas se distanciaram dos sinais e sensações do corpo e desaprenderam a confiar em suas escolhas. Além disso, há de se levar em conta que liberdade implica em responsabilidade. As pessoas se sentem mais seguras “terceirizando” a decisão do que devem ou podem comer ao nutricionista, por exemplo, e dessa forma se eximem da responsabilidade e das consequências das próprias escolhas.

O fato é que é realmente muito difícil, depois de anos seguindo regras rígidas a respeito de como se alimentar, se permitir comer chocolate sem culpa e sem exagero, isento daquela sensação de precisar correr atrás do tempo perdido. Então, muitas pessoas vivem num ciclo eterno de não permissão – restrição – e permissividade inconsequente – exagero ou compulsão.


O caminho para cair fora desse ciclo é neutralizar de vez as crenças da mentalidade de dieta e continuar se permitindo, passo a passo, a comer o que gosta. É se engajar ativamente no seu autoconhecimento alimentar, em como e por que se come, e dessa forma fazer as pazes com a comida. É flexibilizar sua definição de alimentação saudável para que ela inclua os alimentos que para você ainda são proibidos ou carregam em si uma conotação negativa. É encarar a informação nutricional como apenas um dos critérios durante a escolha alimentar (e não necessariamente o mais importante).


Esse é o verdadeiro sentido do conceito de permissão alimentar.


Até o próximo post na semana do dia 13/3!


POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page