top of page

O que te motiva a comer?



Neste mês de março aceitei o desafio de participar do curso de prática de escrita com a querida escritora e poeta Ana Rüsche. Já no segundo encontro, falamos sobre a importância de, ao decidir escrever, ter bem clara na mente qual é a motivação da escrita, ou seja, o porquê de você criar determinado texto. Qual a razão pela qual ele precisa existir? Achei interessante pois, numa vida regida pelo piloto automático e pela escassez de tempo, são poucas as vezes em que paramos para avaliar nossas motivações. E isso se aplica também à comida.


De modo geral, o que te motiva a comer? Simplesmente nutrir-se? Matar a fome? Obter saúde física? Sentir prazer? Viver uma vida plena? Prevenir doenças? E em cada momento, quais são os motivadores secundários? Estar junto das pessoas? Estimular seu paladar com novos sabores e combinações? Sedar-se a fim de não sentir? Obter o máximo de prazer a qualquer custo? Punir-se? Distrair-se? Presentear-se?


Apenas reconhecendo o que nos leva a comer é que poderemos fazer escolhas verdadeiramente individualizadas e cheias de sentido. As “melhores escolhas” não necessariamente são aquelas popularmente vistas como “mais saudáveis”. A melhor escolha é aquela que deriva da resposta ao questionamento “por que estou comendo e o que de fato eu preciso nesse momento?”


Bom final de semana!



POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page