top of page

O que chocolate e atenção plena têm a ver com seu humor?

O comer com atenção plena (mindful eating) convida a pessoa a direcionar sua atenção para a todas as dimensões envolvidas no ato alimentar, inclusive para as sensações vivenciadas após o comer, de forma curiosa, aberta e não julgadora. Como já coloquei em outros textos do blog, o comer com atenção plena não tem por objetivo emagrecer ninguém e nem aumentar/reduzir o consumo de determinados alimentos. É “simplesmente” uma maneira particular de trazer a atenção para nossa relação com a comida.


Um estudo recente, publicado na revista Appetite, avaliou o efeito do “consumo mindful” de chocolate (veja no vídeo abaixo) sobre o humor. Uma amostra de 258 jovens foi dividida em quatro grupos: dois comeram 15g de chocolate (com e sem atenção plena) e dois comeram 17g de crackers (com e sem atenção plena também).


Os indivíduos que comeram o chocolate com atenção plena tiveram um maior aumento em estados positivos de humor, medidos por diversos instrumentos/escalas, em comparação com os demais grupos.


Além de muito bem feito, este estudo traz a meu ver uma implicação prática interessante: o potencial que as estratégias de mindful eating têm de reduzir o volume de alimentos consumidos num episódio de comer emocional. Muitas pessoas referem buscar o chocolate em alguns horários específicos do dia com objetivo de se sentirem menos estressadas, mais alegres... Talvez, se elas comerem com atenção plena, podem obter um pouco de prazer com uma porção menor dessa delícia.


Até o próximo post!

POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page